sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Blog da Semana: "Visto da Economia"

(Excepcionalmente, crónica radiofónica em antestreia aqui, no blog, 17 horas antes de estar no ar...)
Hoje é o dia do Orçamento Geral do Estado – e por essa via achei que a minha escolha para Blog da Semana teria de recair sobre um sitio que se dedicasse à economia, ao mundo das contas e dos números. Infelizmente, este é um universo que, do ponto de vista jornalístico, está minado pelos interesses, pelas relações entre empresas, empresários e jornalistas, e obviamente também pela conjugação de empresas de media e títulos. Por isso, é difícil encontrar uma visão mais independente, ou pelo menos clara.
Encontro-a, então, no blog que escolhi para esta sexta-feira: Visto da Economia. Autora: a jornalista Helena Garrido. Assinatura: “Olhar, reflectir e debater Portugal e o mundo com a visão da economia”
Tem pouco tempo de vida, começou em Julho passado, coincidindo com a Presidência Portuguesa. Helena escreveu então:
“No dia em que se inicia a terceira presidência portuguesa da União Europeia nasce o Visto da Economia. Não podia ser melhor. (...) Vamos ter seis meses muito interessantes pela frente. O governo português tem o sonho de conseguir concretizar o Tratado Reformador, o sonho de ter um Tratado chamado Lisboa. Não é impossível.”
E explicou: “Podemos sempre tentar encontrar regularidades estatísticas para reforçar a expectativa de que é possível. Com excepção de Nice - o último e que é uma das grandes raízes dos actuais problemas na revisão dos tratados - os dois outros, Maastricht e Amesterdão foram assinados em pequenos países. Antes disso, com excepção do tratado fundador em Roma, o Acto Único Europeu que nos deu o mercado único não mereceu o nome de uma cidade mas também tem a sua assinatura ligada a pequenos países.
Independentemente do sonho, a verdade é que Helena Garrido comenta diariamente os passos e o estado da economia, de forma clara, inteligente e simples. E com as ligações que estabelece acaba por conseguir dar ao leitor comum uma perspectiva do que se passa.
Sobre este Orçamento que hoje chega a todo o lado, e que será debatido profundamente nos próximos dias, diz: “Enfrenta uma conjuntura muito mais difícil que o previsto”. E reenvia-nos para outro artigo onde escreve:
“O Orçamento do Estado vai prever um défice inferior aos 3% exigidos por Bruxelas. Mas aquelas que deveriam ser as contas públicas que relançavam a economia e preparavam o PS para a campanha eleitoral de 2009 perspectivam-se bem mais difíceis”.
Entre colaborações noutros meios de informação e os seus próprios posts, Helena constrói quase de raiz um jornal de economia sob a forma de blog. Um olhar inteligente e útil – por isso, naturalmente, o meu blog da semana.

Sem comentários: