quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Modas... e um gato

Com o passar do tempo – já lá vai ano e meio de atenta observação da blogoesfera – noto que há claramente diversas classes de bloggers no activo: os principiantes, os amadores, os profissionais, os esforçados, os veteranos.
Noto esta ideia de veterano, por exemplo, quando leio um post de Rui Cerdeira Branco no blog Adufe em que o autor já recorda os tempos em que a blogoesfera era de poucos e bons e solidários. Escreve ele, sob o título "Leopardos, chacais e marranos":
“Se os tempos fossem outros viria aqui, fazendo eco do post do Leonel Vicente, anunciar a novidade: o Pedro Mexia e o Pedro Lomba atiram-se à política a quatro mãos formando um Gattopardo, mas os tempos são estes e hoje linkar não está a dar.”
Não tarda lerei algures a clássica frase “isto já não é como era dantes”. Na verdade, por causa do post do Adufe lá fui conhecer o novo blog de Pedro Lomba e Pedro Mexia, o Gatto Pardo, cujo estatuto editorial é claro:
“Gattopardo é um blogue sobre política. Não representa ninguém nem presta contas. Não tem as quotas em dia nem pretende. Estuda com fé e realiza com dúvida. Usa consoante dobrada porque é italiano. É tão depressa leopardo como gato pardo. Não confunde um Churchill com um charuto. Não está de acordo com quem concorda connosco.”
O blog promete, claro. Logo ao primeiro take, explica ao novo líder do PSD algo em que ele obviamente não pensara:
“Não precisamos de uma nova Constituição porque esta é a Constituição saída do 25 de Abril. Há quem compreensivelmente não goste disso, quem preferisse desligar o documento da data, quem ache que a democracia podia ter vindo de outra maneira. História virtual é história virtual. A democracia aconteceu com o processo iniciado a 25 de Abril de 1974 e depois concretizado na eleição de uma assembleia constituinte, a aprovação de uma constituição e a realização de eleições legislativas e presidenciais”.
Estarei atento ao Gato Pardo. Mas em dia de novidades, anoto aqui mais uma: já não é só no mundo político que a blogoesfera faz concorrência aos meios de comunicação clássicos na cobertura de eventos. Depois dos Congressos dos Partidos, a moda alastra. E bem. A ultima edição da Moda Lisboa, que se chama Estoril mas ocorreu em Cascais, foi acompanhada dia a dia, com charme e estilo e bom humor, pelo blog Corta-Fitas, através do olhar apurado de Miss Pearls. Queixou-se do calor, recebeu porta-chaves e jornais e revistas, viu bons e maus desfiles, entrevistou estilistas, viu tudo. E contou. Melhor do que a generalidade dos jornais que li. Sem fretes nem enefeites.
Com estas 3 notas faço o dia – entre a moda literal, a moda dos blogues e um blog que vai ser moda à nascença...

1 comentário:

pama disse...

Caros amigos,
Terão toda a razão em discutir motivos.Sou uma mísera professora, como tal limito-me a dizer que a boa educação pressupõe dizer-se as coisas claramente.
Não pertenço a qualquer "catalogação" de bloggers, mas já fui maltratada pelo senhor PRD que hoje defende a opinião de uma tal miss pearls ( não sei bem porquê), mas devia ter tido algumas atitudes de boa educação.
Vamos ver se conseguirá.