segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ser Benfiquista

A blogoesfera, como qualquer estrutura aberta a toda a gente, é palco privilegiado para o encontro de grupos de pessoas com os mesmos interesses, as mesmas obsessões. Basta por isso entrar num blog de um apaixonado por qualquer coisa para imediatamente nos linkarmos – isto é, ligarmos – a toda a comunidade que partilha o mesmo tipo de interesses.
Eis o que fiz hoje quando decidi procurar blogues ligados ao futebol, e especificamente ao Benfica, para aferir do estado de alma dos adeptos, agora que finalmente voltaram a ver uma vitória do seu clube, neste caso na liga.
O que se descobre então? Que a comunidade benfiquista presente na blogoesfera, apesar de satisfeita com o resultado, quer mais e melhor do treinador Camacho – ou Camatcho, como gostam de dizer. Ai de quem diga mal do glorioso Benfica, mas eles, os benfiquistas, podem...
D’Arc, blog Tertúlia Benfiquista:”Não me pareceu que o Benfica hoje tivesse mostrado estar muito melhor do que esteve na passada quarta-feira, por exemplo. A diferença foi que a bola entrou na baliza. O maior problema que a nossa equipa parece ter ultimamente é falta de confiança. Espero que esta vitória sirva de ajuda nesse campo”.
Bom, neste blog encontro links para outros e aterro no blog “Um zero basta”:
«Jogo fraquinho e sem garra, ali se escreve. Vá lá que ganhamos... se bem que se fosse pelo homem de negro não o teríamos feito. (...) De qualquer forma acredito que tenha acabado a pré-época por esses lados e colocando a malapata de lado, a partir de agora é sempre "salir a ganar"».E daqui salto para o blog “Bola na Rede B”:”Vá, ainda não estamos bem, não me interprete mal, mas o senhor está melhor, está melhor, é continuar neste caminho. Ganhe juízo, nada de recaídas”, aconselha o blogger anónimo.
Outro pseudónimo, Karadas, assina o blog “Ser benfiquista” e escreve, pessimista:
“De jogo para jogo o nível exibicional – amigo Karadas, exibicional não existe...! - tem vindo a decair. Exceptuando a partida com o Nacional, a verdade é que Camacho não trouxe, até ao momento, qualquer acréscimo de qualidade à equipa. E conta com um melhor naipe de jogadores do que aquele que foi colocado ao dispor de Fernando Santos”
Segue-se um arraso total ao treinador Camacho e os clássicos palpites de quem saberia dar a volta ao clube.
O que resulta desta amostra, no momento em que o Benfica volta a ter uma vitória, é esta ideia a um tempo feliz e triste: haver pessoas que se podem juntar, aproximar, trocar ideias e melhorar, por essa via, toda a comunidade a que pertencem, é um ganho feliz da blogoesfera. Perceber que, no fundo, nem por isso a atitude é mais positiva e menos “eu é que sei, o resto é conversa” – bom, essa é a parte triste deste olhar rápido que hoje dediquei, ok, eu confesso... ao meu clube...

Sem comentários: