terça-feira, 9 de outubro de 2007

Vem aí o Congresso

O PSD não tem sossego: depois da eleição de Menezes, tem no próximo fim-de-semana um Congresso em Torres Vedras que pode recuperar o melhor do espectáculo do Partido: noitadas de faca na liga, bastidores e barões e bases e Santana Lopes ao rubro.
Tudo pode acontecer. Tudo? Bom, Marcelo Rebelo de Sousa já disse que não ia ao congresso. Pedro Correia, no blog "Corta Fitas", não entende:
“A ver se percebo, escreve ele: Marcelo Rebelo de Sousa não vai ao congresso social-democrata do próximo fim de semana porque acha "um erro o PSD debruçar-se sobre si próprio em vez de criticar o Governo". De caminho, considera "errada" a eleição de Luís Filipe Menezes, garante que Duarte Lima "não é a pessoa ideal para liderar" a bancada laranja no Parlamento, mostra-se convicto de que o partido "não aprendeu nada com as lições de 2004" e acusa Manuela Ferreira Leite de ter deixado Menezes utilizar o nome dela na recente campanha interna. Tudo isto na emissão de ontem do seu programa, em que uma vez mais aproveitou para fazer longuíssimas considerações sobre o PSD em vez de criticar o Governo. Virado para dentro do lado de fora.
Perceberam? Eu também não.”
Rui Costa Pinto, no blog "Mais Actual", também estava atento a Marcelo:
“Esteve ao mais alto nível, na RTP, a desconstruir Manuela Ferreira Leite. Com elegância e inteligência. A ”baronesa“ do PSD já prometeu responder no próximo Congresso. Será em português, tipo Gaia, ou em espanhol? “
Fica no ar a pergunta. Rodrigo Moita de Deus, no "31 da armada", prefere observar o regresso de Santana Lopes:
“Com o "número" na SIC Notícias e a vitória de Menezes, Santana ganhou novo fôlego. O "número" vai valer a ovação da noite no congresso. A vitória de Menezes vai valer o estatuto de reserva do partido. Santana tem mais “vidas” que Paulo Portas”.
Aliás, João Gonçalves no Portugal dos Pequeninos”, também recupera Portas à luz do renovado PSD:
«O dr. Menezes, consta, forneceu um suplemento de alma ao dr. Portas. Aliás, basta ler os amigos do dr. Portas para se entender que vamos passar por mais um "momento do fato às riscas". Portas vai espremer-se por se comportar, se não como um putativo "homem de Estado", pelo menos como um verdadeiro homenzinho ao pé de Menezes. Intervala e deixa para este o "povo que lavas no rio"».
Mas, há sempre um mas e João nota-o, “ambos correm sempre o risco de se encontrar entre uma fábrica e um mercado. E, até, de se atropelarem. Há pulsões que são tão irreprimíveis quanto irresistíveis.”
Rui Paula Matos, no “Macroscópio”, é demolidor para com o novo líder:
“A avaliar pelas aparições e desaparições (de Luís Filipe Menezes), nada de bom a conjuntura intermédia do PSD suscita - entre as Directas e o Congresso. Com efeito, Meneses tem rosto, mas ninguém sabe o que ele pensa acerca de nada; ele aparece de quando em vez, mas é para elogiar a quinquilharia santanista que ainda transformará a Lapa num baile de máscaras”.
Assim vai a blogoesfera que observa a laranja quando faltam quatro dias para o Congresso do PSD…

Sem comentários: