quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Catalina

Qualquer cidadão comum que tenha acompanhado, de início de forma diária, e depois mais espaçadamente, o caso Casa Pia, acha sem grandes dificuldades que nada, rigorosamente nada vai suceder, e nunca vamos entender o que ali se passou, ou melhor dito, quem era o quê nos óbvios abusos sobre menores. Até aqui tudo é lamentavelmente pacífico.
Mas do nada nasceu uma entrevista da Catalina Pestana, e depois disso Cavaco Silva abordou o tema, e a actual provedora da Casa Pia veio dizer que não sabia de nada sobre continuados abusos até aos dias de hoje. Repentinamente voltou a Casa Pia às existências em cima do balcão.
Opiniões, vamos a elas, João Miranda, Blasfémias:
“A provedora da Casa Pia declarou hoje que não tem indícios da continuação da pedofilia na instituição. O que deixa em aberto duas hipóteses: ou não existe pedofilia na Casa Pia, ou a direcção da instituição é incapaz de a detectar. Ou seja, ficamos a saber o mesmo”
Antes, já João Gonçalves tinha deixado no Portugal dos Pequeninos uma excelente imagem do tema:
“Catalina Pestana dirigiu a Casa Pia e chegou ao fim concluindo que os abusos continuam, coisa que até um deficiente profundo imagina que acontece. Se assim é, a senhora não foi uma boa dirigente porque não exerceu o adequado controlo interno e descurou o mando. Não basta deitar lama para a ventoinha”
Esta imagem da lama na ventoinha bem podia ser a imagem global do processo Casa Pia – lama sobre lama sobre lama... na ventoinha...
Luiz Carvalho, no blog “Instante fatal”, sintetiza uma ideia que deve andar nas bocas de toda a gente: “A velha senhora indignada faz lembra o orelhas: denúncia no timing certo, quando já não pode ser vítima da sua verdade. Se sabe tanto porque não fez nada enquanto lá esteve? Não era também para limpar a podridão que para lá foi?”
No Blog “Papiro” encontro perguntas pertinentes colocada pelo pseudónimo Maremoto:”A antiga provedora da Casa Pia diz que continuam a existir abusos sexuais de menores na Instituição. A actual - provedora? - diz que é mentira. O Presidente da Republica diz que se deve investigar o caso. Será que as pessoas não sabem dizer a verdade apresentando provas?”Paira sobre Catalina Pestada essa suspeita: agora que saiu, fala. Enquanto lá esteve, o que terá feito? É nesse sentido que vai o blog “Ovelha Perdida”: “Ficou muito mal vir denunciar que continua a existir pedofilia na Casa Pia, um ou dois dias depois de ter abandonado a instituição. Era quando lá estava que devia ter falado e agido. Para criticar é preciso alguma moral”.
Resultado: em vez de contribuir para esclarecer, como deveria ser seu desígnio, Catalina Pestana ocupou os últimos anos no acto heróico de confundir. As autoridades, a Casa Pia, a Opinião Pública. Deixou-se fotografar na praia para aliviar a carga. Mas pela blogoesfera fora fica essa ideia duvidosa e pouco clara sobre a mulher que tinha nas mãos o papel mais simples de todos neste processo: ser água limpa e cristalina em pessoa. Não foi.

1 comentário:

Madalena disse...

No mínimo paira uma lícita suspeita.