domingo, 23 de setembro de 2007

Blog da semana: "Bicho Carpinteiro"

A ver se me explico: o meu blog da semana é na verdade um blog colectivo, mas o meu destaque resulta de uma contribuição individual... Já foi meu convidado nas manhãs de domingo aqui na Antena 1, mas há uma razão especial para o escolher como blogger da semana...
Comecemos então pelo princípio. Em 1978, há quase 30 anos, Vítor Direito fundou o jornal Correio da Manhã. Estávamos na ressacava da revolução e a equipa que fundava o novo diário queria um jornal popular, acessível, rápido de ler. O primeiro sinal desse conceito - que entre nós estava ainda muito associado aos jornais vespertinos -, foi dado pelo próprio director. Vítor Direito, em vez de um editorial longo e aborrecido todos os dias, criou na página 2 uma nota, chamada “Bilhete Postal”, onde manifestava o essencial da sua opinião com frases curtas. Como se fossem pequenos estados de alma. Ideias fortes. E rápidas.
Foi tal o sucesso daquele conceito que mesmo quando Vítor Direito se afastou da direcção do jornal a ideia do “Bilhete Postal” no Correio da Manhã continuou (e continua nos dias de hoje – actualmente sem grande graça ou talento, escrito por Leonor Pinhão).
Ora bem, é aqui que o blog bate com a escolha da semana: desde há 8 dias que aos fins-de-semana o bilhete postal do Correio da Manhã é assinado pelo talentoso José Medeiros Ferreira.
O que é que isto tem a ver com um blog? Tudo. Medeiros Ferreira ensaiou com sucesso, no blog “Bichos Carpinteiros”, um estilo de texto que tem tudo a ver com o tal “Bilhete Postal”: escrita rápida, concisa, directo ao assunto. Uso frequente da ironia e do humor para melhor poder manifestar a opinião. Textos surpreendentes. Desabafos. Dez, 12 linhas no máximo.
E tenho a certeza de que foi o seu estilo no blog que levou a direcção do Correio da Manhã a desafiá-lo para produzir em imprensa algo que Medeiros Ferreira nunca tinha feito.
Quando conversou comigo aqui no rádio, o político disse que tinha efectivamente feito um esforço para compreender a nova linguagem que a Internet presumia e adaptar o seu estilo ao meio. Agora, é um meio impresso que o adopta.
Curiosamente, o mesmo meio onde Vítor Direito apostou, sem sonhar que o fazia, numa forma de comunicar cheia, cheiinha de futuro...
Razões de sobra para a minha escolha da semana ser esse inquieto, acordado, rápido, bem-humorado, irónico, mas sério, muito sério “Bicho Carpinteiro”. E que me perdoem os demais bichos, José Medeiros Ferreira é o meu blogger da semana...

1 comentário:

... disse...

gostei bastante do blog, um forte abraço e que continue...

www.codificacoes.pt.vu