terça-feira, 25 de setembro de 2007

Carrilho sabe tudo. E explica...

Ora quem havia de ter voltado ao nosso pequeno mundo: Manuel Maria Carrilho, pois então... Uma série de artigos de jornal para explicar aos pobres cidadãos o que está mal e bem no sistema politico. É claro que vinda de Carrilho, a prosa tem muitos sentidos únicos para o PS, partido a que pertence mas que nem sempre faz muita questão de o ver por lá.
A blogoesfera, mais PS menos PS, acordou e leu com atenção o primeiro texto do ex-ministro, cujo titulo, “A Implosão Partidária”, foi logo transformado no blog “Basfémias” em “A implosão...do PS?”, devidamente interrogada, mas ainda assim...
“Transparece sempre, ao longo do dito texto, a sensação de que Carrilho não pretende mais do que falar sobretudo de e para o seu partido. É da hipotética implosão do PS que se trata, até mesmo porque percebe-se que o pretendido também era dizer "eu bem disse", "eu bem avisei"!”, escreveu PMF.No blog “Grande Loja do Queijo Limiano”, José elenca os candidatos à implosão e publica os nomes de todos os actuais quadros dirigentes do PS! Dá a entender que o artigo é uma manobra de uma facção para desencadear a batalha no Partido. Escreve:
“É preciso mudar para que tudo fique diferente, com os mesmos. Vital, sequencial e em exercício de nunciatura, aproveita para apoiar essa mudança paradoxal”.
Pois justamente Vital Moreira, no blog “Causa Nossa”, dá a razão a Manuel Maria Carrilho: “O alerta sobre os riscos que impendem sobre os partidos, especialmente sobre o PS, não devia ser descartado sem mais. Os sintomas são inequívocos e os remédios devem começar em casa!”
Com Vital e com Carrilho está também Carlos Esperança, no blog “Ponte Europa”: ”Carrilho, diz, é um dos raros intelectuais portugueses que tem densidade cultural e dimensão internacional no campo da filosofia. Pensa a política com rigor e tem a capacidade de antecipar cenários. É demolidor quando, erudito francófono, engloba nos «dissidentes de ocasião» Isaltino, Valentim, Roseta e Carmona. Tem razão ainda quando, como é seu hábito, começa pelo PS”.
Miguel Portas, no seu blog “Sem Muros”, ironiza sobre todo o artigo para rematar:”Não se ria, muito menos sorria, que sagacidade, finura de raciocínio e estratosférica capacidade inventiva nos devem merecer o maior respeito. Como qualquer português ou portuguesa sabe, Carrilho só tem pensamentos profundos e conclusões transcendentes. Se não enxerga, o problema é seu”...
Razão ou não, volto ao começo, isto é, a PMF no “Blasfémias”, porque o remate do seu texto acaba por dar resposta integral ao que Manuel Maria Carrilho publicou:
“Não creio que, pelo menos como ponto de partida, se deva pressupor que uns - os partidos - podem actuar e os outros, todos os outros, podem, quando muito, escrever em blogs, pensar, mas não, de maneira alguma, concorrer em eleições. Este tipo de discurso acaba por ser uma das mais robustas e eficazes defesas do status quo aparelhístico-partidário que - esse sim - destrói mesmo a democracia!”
Polémica lançada, dentro e fora da blogoesfera. Carrilho está de volta, vamos ver se para ficar ou apenas para molhar o bico e voltar a voar para outras paragens mais calmas e filosóficas...

Sem comentários: