segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O Caso Maddie

Se calhar está mesmo “Tudo Maluco”, como comentava ontem Pedro Picoito no “Cachimbo de Magritte”, mas a verdade é que desde há uns dias que se exerce em Portugal, como ele escreve, “o nobre exercício de trucidar o casal McCann”.
A blogoesfera não escapa à voragem dos comentários sobre o volte-face do caso do desaparecimento da pequena Maddie...
José Teófilo Duarte, no “Blog Operatório”, depois de umas longas férias, vem a terreiro e escreve:
“A populaça já iniciou o ciclo de vaias. Aquele povo sofredor quer sangue. Estão achados os culpados e já foram condenados por estes implacáveis juízes. A partir de agora está montado um circo à porta da polícia Judiciária de Portimão. E as vedetas são eles: já dão entrevistas em directo e tudo. As telenovelas não satisfazem a mórbida curiosidade desta gente. A realidade é ainda mais perfeita”.
Miguel Portas, no blog “Sem Muros”, está de acordo:
“Os noticiários do almoço abriram, mais uma vez, com o caso Madeleine. Todos passaram imagens da mãe Mcann a dirigir-se para a judiciária. Estavam umas dezenas de populares e ouviram-se apupos. É tramado. Aquela gente, que uns dias antes ali poderia estar de lágrima no olho, mais um bocado e dispor-se-ia a linchá-la. De bestial a besta, portanto. Que teremos dentro de nós que nos torna capazes do melhor e do pior?”
José Medeiros Ferreira no “Bicho Carpinteiro”, alinha com a populaça porque acha que “nada é transparente e tudo parece coreografado” na atitude do casal inglês.
Já o jornalista Nuno Simas, no blog “Glória Fácil”, prefere reflectir sobre o trabalho da Policia Judiciária e a relação directa com o Governo:
“Se a PJ “meter água” neste processo, com meio mundo a assistir, bem podem o Governo e o ministro Rui Pereira pôr as barbas de molho. Para já não falar do director da PJ”.
É interessante ver como os jornalistas gostam de misturar ministros com casos de polícia... O primeiro erro de Simas é que a PJ depende do Ministro da Justiça, que é Alberto Costa, e não de Rui Pereira. O 2º erro é que, mesmo assim, se a PJ meter água, o ministro tem zero a ver com o tema, parece óbvio...
Bom, fecho o dia com Rui Castro que aproveita este tema para meter outra acha na fogueira, no blog “31 da Armada”. Escreve ele:
“Todos os dias têm sido publicadas notícias a propósito do caso da criança inglesa desaparecida no Algarve. O nível de pormenor é impressionante, com a divulgação pelos jornais e televisões de questões colocadas a testemunhas e arguidos em sede de inquérito, bem como as respectivas respostas. Da última vez que peguei nos manuais de direito penal, a violação do segredo de justiça era ainda crime. Se assim (ainda) é, não compreendo como é que não há notícia de um único inquérito que tenha sido aberto tendo em vista a punição dos prevaricadores.”
Como se vê, o regresso do caso McCann tem muitas pontas novas por onde pegar. Vamos ver o que os próximos dias nos reservam, eu volto amanhã com mais notícias do mundo de lá...

Sem comentários: