sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Blog da semana: Blogtailors

Foi através do sempre bem informado Francisco José Viegas que cheguei ao blog da semana – que sendo recente (tem exactamente oito dias de vida), parece destinado ao sucesso. Chama-se “Blogtailors”, nasce dos consultores editoriais “Booktailors”, e assume-se como “um espaço onde todos os interessados em edição, profissionais ou curiosos, possam participar e conversar sobre edição. É um lugar para fazer amigos e trocar opiniões”.No seu estatuto editorial, os “Blogtailors” dizem que não querem ser “um blog genérico que fala sobre tudo e sobre nada, muito menos um blog que fala sobre nós ou os nossos gostos. Na verdade, dizem eles, queremos saber de vocês. Queremos saber os livros que vocês lêem ou fazem, queremos saber das vossas novidades e transmitir também aquilo que sabemos e aquilo que fazemos. Queremos, ao fim e ao cabo, partilhar”.
Prometem “entrevistas, dicas e novidades”, e aproveitam o blog para promover a sua actividade de consultores editoriais.
Um dos primeiros posts do novo blog é sobre a polémica medida das Livrarias Bertrand de alterar as condições de relacionamento comercial com os editores. Para lá da opinião que qualquer um possa ter, a forma como o blog coloca o problema traduz seriedade, sentido de responsabilidade, e uma atitude ética muito escorreita.
Mas também já se encontra no “Blogtailors” uma bolsa de emprego e formulas para novos autores apresentarem as suas obras, além de links para todas as editoras portuguesas que estão presentes na Internet. “Queremos avançar ideias, nossas e vossas; apoiar quem quer deixar de discutir e começar a fazer; elogiar quem já o faz bem e merece relevo; dar a conhecer algumas pessoas por detrás das fichas técnicas; revelar curiosidades e peripécias de um meio onde quase sempre se trabalha por gosto”, dizem os “Blogtaylors”.
Reunida toda a argumentação, escolho-o blog da semana - porque já nasce com futuro. Tem a ambição de ser “O blog da edição de livros em Portugal” e é bem provável que o consiga.

1 comentário:

Alexandra Caracol disse...

Boa tarde,

Gostaria de dar a conhecer o meu blogue:

http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/

Sou escritora e vou lançar o meu 10º livro na FNAC do Colombo no dia 29 de Setembro pelas 17 horas e o livro trata de um assunto original (alfabetização pré-natal de “Bebés”) de Edições Tanilunga (www.edicoestanilunga.com).

Bem haja

Alexandra Caracol